Proteção em Calamidades Públicas e Emergência
Serviço recomendado para
O que é?
O Serviço de Proteção em Calamidades Públicas e Emergências promove apoio e proteção à população atingida por situações de emergência e calamidade pública, com a oferta de alojamentos provisórios, atenções e provisões materiais, conforme as necessidades detectadas.
Assegura a realização de articulações e a participação em ações conjuntas de caráter intersetorial para a minimização dos danos ocasionados e o provimento das necessidades verificadas.
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Como solicitar?
Presencialmente
- CRAS
- Avenida 4 De Julho, 500, Centro, CEP 89866-000
- Observação: Manhã: 07:30 às 11:30 horas Tarde: 13:00 às 17:00 horas
Por telefone
- CRAS
- Fone: (49) 3338 0191
- Horários de atendimento: Manhã: 07:30 às 11:30 horas Tarde: 13:00 às 17:00 horas
Pela internet
- CRAS
- E-mail:gestaosocial@cunhatai.sc.gov.br
- https://www.cunhatai.sc.gov.br/contatos/index/detalhes-contato/codMapaItem/8461/codContato/269
Outras exigências
- • Famílias e indivíduos atingidos por situações de emergência e calamidade pública. • Por notificação de órgãos da administração pública municipal, da Defesa Civil e pela identificação da presença nas ruas.
Passo a Passo
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Procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Outras Informações
- Etapas para processamento do serviço
- - Proteção social proativa;
- Escuta;
- Orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais;
- Orientação sociofamiliar;
- Referência e contrarreferência;
- Informação, comunicação e defesa de direitos;
- Acesso à documentação pessoal;
- Articulação da rede de serviços socioassistenciais;
- Articulação com os serviços de políticas públicas setoriais e de defesa de direitos;
- Mobilização de família extensa ou ampliada;
- Mobilização para o exercício da cidadania;
- Atividades de convívio e de organização da vida cotidiana;
- Diagnóstico socioeconômico;
- Provisão de benefícios eventuais.
- Prazo para a prestação do serviço
- 1. Urgência: Imediata.
- Forma de prestação do serviço
- No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
- Manifestações
- Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:
- Aos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS);
- À sede da Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação;
- Por meio da Ouvidoria Online (sistema e-Ouv), disponível no site do município.
- Prioridades de atendimento
- Famílias e Indivíduos:
- Atingidos por situações de emergência e calamidade pública (incêndios, desabamentos, deslizamentos, alagamentos, dentre outras) que tiveram perdas parciais ou totais de moradia, objetos ou utensílios pessoais, e se encontram temporária ou definitivamente desabrigados;
- Removidos de áreas consideradas de risco, por prevenção ou determinação do Poder Judiciário.
- Mecanismos de comunicação com os usuários
- - Informações de acesso:
(49) 33380191
e-mail: gestaosocial@cunhatai.sc.gov.br
- Respostas às manifestações
- Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários: A depender de cada caso.
- Formas de consulta
- Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação:
- Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação;
- Órgão da Defesa Civil.
É importante saber
-
Oferece atendimento presencial
-
Oferece atendimento por telefone
-
Oferece atendimento pela internet
Órgão / Entidade responsável
Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação - SOCIAL
- Avenida 04 de Julho - Centro
- (49) 984288716 - Celular
- (49) 3338-0191 - Comercial
- social@cunhatai.sc.gov.br
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Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
- ✭ Portadores de Deficiência
- ✭ Idosos
- ✭ Gestantes e lactantes
- ✭ Pessoas com criança de colo
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- ✭ Portadores de deficiência física
- ✭ Idosos
- ✭ Gestantes e lactantes
- ✭ Pessoas com criança de colo